Reunião de apresentação do Partido Socialismo e Liberdade une pessoas que acreditam numa nova maneira de fazer política



Evento reuniu cerca de 40 interessados em conhecer o PSOL no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis


O Partido Socialismo e Liberdade realizou o primeiro evento da campanha de filiações de 2013 na noite de ontem (19/02). Cerca de 40 pessoas, em sua maioria jovens, foram conhecer as propostas do PSOL no Plenarinho na Câmara Municipal de Florianópolis. A mesa de apresentação foi composta pelo vereador Afrânio Boppré, pelo candidato a prefeito em 2012, Elson Pereira, e pelo representante da Direção municipal, Anderson Morais. 

Afrânio Boppré foi o primeiro a conversar com o grupo. Para o vereador, quando o PT chegou ao poder ficou muito parecido com os partidos que antes criticava, utilizando das mesmas artimanhas para obter espaço político. Ainda ressaltou o mensalão e a desilusão com o Partido dos Trabalhadores. As posições firmes  e os princípios éticos e sociais dos que saíram do partido do governo deram sustentação para a criação de um nova organização política: o PSOL. 

Segundo o parlamentar, a sociedade não pode se afastar da política. Para ele, o assunto política é mal visto pela sociedade já que não se acredita mais nos partidos e nos políticos como mudança efetiva e transformação real no mundo. “As pessoas devem influenciar, acompanhar e participar do debate. Se os homens e as mulheres de bem se afastam da política fica como o diabo gosta.”, ressalta Afrânio Boppré.   

Elson Pereira acredita que é necessário firmar posição política na sociedade e fortalecer o partido político dentro do processo de formação. “Construir a política é atuar politicamente dentro da sociedade”, pondera o militante. Ele acredita que os  PSOL é um instrumento de luta e transformação. E ainda salienta que o partido não é idolatria, nem religião. A chave para as vitórias conquistadas são os princípios e o caráter dos filiados. “Eu sou fiel aos princípios e o partido compactua com os meus ideais pessoais.”

O ex-candidato a prefeito ainda contou a sua trajetória na eleição de 2012. “Junto com os que acreditaram num ideal fomos construindo uma candidatura.” Os 35 mil votos conquistados são frutos da coerência e a postura ética do partido. Segundo Elson Pereira, em nenhum momento houve concessões. “Sempre atuamos como partido coerente com aquilo que nós acreditamos que é certo.” O resultado da eleição transcende os votos conquistados nas urnas: O Partido Socialismo e Liberdade saiu fortalecido tanto em forma quanto em conteúdo. Tanto a campanha quanto as decisões do PSOL são construídos a partir de diálogo e a participação de todos. 


O grupo heterogêneo formado por estudantes recém formados no ensino-médio; graduandos na universidade; trabalhadores e aposentados debateram, se apresentaram e ainda falaram sobre as motivações de estarem presentes naquela noite. 


O PSOL continua sua campanha de filiações com dois eventos no mês de março, um de formação política e outro com o Senador Radolfe Rodrigues. As datas logo serão divulgadas.  

Conheça a sede do PSOL

A sede do partido fica aberta de segunda à sexta-feira (13h às 17h) na rua Conselheiro Mafra, nº 220, sala 603. Venha conhecer o partido, entre em contato: Telefone (48) 3333015, Email: psolflorianopolis@gmail.com

Petição pela revogação do alvará da Ponta do Coral já ultrapassa mil assinaturas

A campanha "revoga Cesar", iniciada pelo gabinete do Vereador Afrânio Boppré (PSOL), dá continuidade com a elaboração de uma petição pública que já ultrapassa mil assinaturas solicitando a revogação do alvará da Ponta do Coral.

O objetivo da petição é chegar a 4500 assinaturas para ser entregue ao prefeito Cesar Souza Jr (PSD).

Assine a petição aqui.


Por que isto é importante

No apagar das luzes, o ex-prefeito de Florianópolis, Dário Berger, liberou, no final do ano passado, o alvará de licença para a construção do Parque Hotel Ma­rina Ponta do Coral - um hotel de luxo de 60 metros de altura e uma marina com capacidade para 300 barcos. Negócio de mais de R$ 300 milhões. Em diversas oportunidades, o atual prefeito, Cesar Júnior, tem se manifestado contrário ao empreendimento, alegando problemas de mobilidade. Mas até o momento, nada fez de concreto para impedir a obra.

Veja algumas razões pelas quais o Prefeito deve revogar o “alvará da vergonha”:

1. Em 1980, apesar de várias manifestações contrárias, o terreno foi vendido pelo então governador de Santa Catarina, Jorge Konder Bonhausen, para a empresa carbonífera Metropolitana, de propriedade de Realdo Guglielmi. Penhorada, ainda hoje há polêmica sobre a real propriedade da área.

2. O hotel e demais equipamentos só serão viabilizados se houver um aterro sobre o mar, com quase 35 mil metros quadrados. Ou seja, um empreendimento privado construído sobre área pública, com evidentes danos ambientais.

3. Numa “estranha” coincidência, o novo presidente da Fatma, que segundo a Justiça é o órgão competente pelo licenciamento ambiental, é Gean Loureiro, que durante a recente campanha para a prefeitura de Florianópolis, fez a defesa enfática do negócio. Na mesma direção, o prefeito Cesar Júnior, nomeou para a Superintendência da Floram, o desembargador aposentado, Volnei Ivo Carlin, integrante de um escritório de advocacia que assessora justamente a Hantei, a empresa que apresentou o projeto de construção do hotel.

4. O terreno só encontra-se em estado de “abandono” por decisão dos atuais proprietários e certamente para estimular a especulação. A UFSC, por exemplo, tem diversos projetos e propostas para a utilização social daquela região.

Não somos contra o hotel. Somos contra o hotel na Ponta do Coral. Ao longo dos últimos 30 anos diversas lideranças políticas, movimentos sociais, associações, instituições têm reivindicado o uso público da Ponta do Coral. A liberação para a construção do hotel é uma derrota às causas ambientais e culturais da cidade e mais um prêmio à especulação imobiliária.

Por essas, entre outras, razões, é que o prefeito não pode manter o alvará. É por isso que você também deve reivindicar: REVOGA CESAR!

Vereador Afrânio Boppré questiona o prefeito Cesar Souza Junior na Primeira Sessão da Câmara Municipal de Florianópolis sobre a Ponta do Coral

Parlamentar do PSOL cobra posição sobre alvarás concedidos na gestão passada; o modelo de cidade que queremos e pede a revogação do alvará da Ponta do Coral    

Na Primeira Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Florianópolis, o vereador Afrânio Boppré fez um pronunciamento sobre a atual situação da Ponta do Coral, e cobrou uma posição do prefeito eleito Cesar Souza Junior para investigar a liberação dos alvarás concedidos no governo passado. Sendo a favor da Ponta do Coral 100% Pública, o parlamentar do PSOL defende que áreas nobres de Florianópolis devem ser destinadas ao interesse público. “Não aceitamos a ideia de que o filé mignon da ocupação do espaço territorial é para iniciativa privada e o farelo é para áreas de lazer e moradias populares”, declara o vereador.

Veja o vídeo


Venha conhecer o PSOL

A direção municipal do PSOL lançou neste mês a campanha de filiações 2013. O primeiro evento de apresentação do partido ocorrerá dia 19 de fevereiro às 19h no Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis.

A reunião terá a mesa composta pelo candidato a prefeito em 2012 pelo PSOL, Elson Pereira, o vereador Afrânio Boppré e a direção do partido. O PSOL convida a todos e todas que tem interesse em conhecer o partido, seus ideais e sua luta.


Entre em contato: psolflorianopolis@gmail.com
Fone: (48) 33330150