TODO APOIO E SOLIDARIEDADE À OCUPAÇÃO / BAIRRO PINHEIRINHO
Você sabe o que é o Pinheirinho?? É um bairro localizado na cidade de São José dos Campos, SP. Nele viviam aproximadamente 9.000 pessoas desde fevereiro de 2004, onde famílias construiram suas casas. Esse bairro nasceu da ocupação dessa área, que formalmente pertence a um grande empresário especulador: Naji Nahas (que tem uma extensa ficha criminal por crimes de corrupção e lavagem de dinheiro) onde o Pinheirinho é parte da massa falida de uma de suas empresas.
No último domingo (22/01/2012), essas famílias de trabalhadores foram violentamente expulsas e massacradas em sua comunidade por uma operação ordenada pelo governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin / PSDB - que contou com cerca de 2.000 policiais militares convocados em pelo menos 33 municípios, incluindo a ROTA e a Tropa de Choque, armamentos letais com pistolas e automáticas, balas de borracha e gás lacrimogêneo e pimenta. O saldo foi inúmeros feridos, inclusive mulheres, idosos, crianças e até deficientes físicos, com o governo do Estado e a prefeitura omitindo informações sobre os reais acontecimentos. Infelizmente, quando não pela forma da omissão, os governos tratam os problemas da falta de moradia no nosso país com violenta repressão da pobreza através da força policial ao invés de implementarem efetivas políticas públicas.
Esta realidade não é uma exclusividade de São Paulo, muito pelo contrário, ela é parte do nosso cotidiano. Apenas em Santa Catarina temos mais de 75.000 famílias sem moradia. Os problemas não param por aí: todos somos vítimas da especulação imobiliária, de aluguéis e imóveis caríssimos, além de muitas famílias serem obrigadas a morar em situações de risco.
A grande mídia esconde vergonhosamente toda a repressão e autoritarismo em que foram tratados os trabalhadores do Pinheirinho. O poder judiciário reforça a ordem da desocupação, preferindo defender os “direitos” de um corrupto ao invés de defender o legítimo direito à vida, dignidade e moradia das famílias do Pinheirinho. O governo federal se coloca como “neutro”, na prática, ficando do lado dos ricos e poderosos.
Só depende de nós, trabalhadores, a defesa dos moradores do Pinheirinho! Abaixo a repressão! Em defesa da reintegração das famílias ao Pinheirinho! Punição dos responsáveis pelo massacre! Por uma verdadeira política pública em defesa da vida, da dignidade e da moradia!
Assinam este documento:
SINTRAJUSC , SINTAEMA, SINDPD, Oposição SINTRASEM, CSP-Conlutas, ANEL, Contraponto, PSOL, PSTU, JCA, DCE da UFSC e UNISUL, Coletivo “Para além da História”, Novas Brigadas Populares, MUP.
Presidente Nacional do PSOL, Deputado Ivan Valente, se solidariza com os moradores e repudia as ações do governo do PSDB:
Nenhum comentário:
Postar um comentário